Entrevista ao Manager da KFC Racing Team
Lima, como gosta de ser chamado, respondeu a algumas questões sobre a KFC Racing Team, passado, presente e futuro. Aqui está ele, em discurso direto.
Como e quando é que surgiu esta paixão pelo Sim Racing?
Bem, penso que um pouco como surge à maioria dos Simracers, desde cedo o amor pelos automóveis e a condução surgiu mas as únicas coisas que podia conduzir eram conduzidos com comando e assim nasceu paixão pelos videojogos. Muitos anos a jogar NFS, Gran Turismo e tudo o que envolvesse as 4 rodas, até que decidi comprar um volante para jogar NFS a fim de melhorar a experiência de condução (e melhorei!). Lá dentro vinha um panfleto do Race07, bem, como também tinha 4 rodas... lá fui eu "comprar" o jogo, estávamos no final de 2010.
A partir daí comecei a pesquisar mais sobre os simuladores e a descobrir mais sobre o que envolviam: os setups, skins, equipas forum campeonatos etc etc etc. Passei a adorar todo esse mundo pois é o mais próximo que posso estar do meu sonho de ser piloto Real.
No meio da pesquisa sobre simuladores apareceu a PTSims (entre outras, claro!). Comecei a participar no fórum, a entrar em algumas corridas até que chegou o GT2011... e depois de um GTS foi impossível largar, além da melhor experiência de condução de competição que podia ter encontrei uma comunidade excelente com um espírito fora de serie e acho que foi a união destes 2 fatores que me fizeram desenvolver um enorme gosto pelo Simracing.
Muita gente não sabe o porquê do nome KFC Racing Team. Queres explicar?
Isso vem claramente do meu espírito de equipa. Chegado ao GTS e com a necessidade de criar uma equipa, foi inevitável ser a KFC pois acredito que estou a contribuir para a divulgação da marca dando um pouco mais de exposição e divulgação a uma marca em que acredito e que acho que teria um peso no mercado diferente se aumentássemos a base de clientes.
Claro que a equipa estar ligada a uma marca nos prende em alguns aspetos (ex: não podemos ter carros de qualquer cor) mas acho que isso ainda nos aproxima mais da realidade.
O que tens achado da progressão da equipa desde a sua criação?
Para responder a isso tenho primeiro de falar nos objetivos. Desde que comecei em finais de 2011 a tentar expandir a equipa, sempre tive em mente criar uma equipa onde todos se ajudavam, partilhavam ideias, trabalho e, acima de tudo, se divertiam a partilhar essa sua paixão.
Depois de muitas entradas e saídas da equipa, fruto da política que uso para as contratações (aceitando todos os que pretendem entrar), penso que a equipa está a ganhar uma outra maturidade. O trabalho em equipa é cada vez mais notório, tanto em pista como fora dela. Todos parecem querer estar envolvidos em tudo e parecem estar a gostar disso por isso acho que a equipa está a atingir os objetivos. A acrescentar a isso vejo os membros da equipa bastante participativos na comunidade (PTSims) a ajudarem no que podem e isso é um extra muito positivo, pois passado 1 ano penso que estamos bem vistos e a comunidade gosta da nossa presença. É com orgulho que vejo que as nossas boxs são frequentadas por membros de praticamente todas as equipas.
Em termos de resultados, algo meramente secundário, a equipa foi formada de raiz por alguém sem experiência no simracing (eu) e quem foi entrando também estava a dar os primeiros passos. Por isso os resultados têm vindo a crescer lentamente. Mas, passado um ano e olhando para trás, penso que já atingimos bons resultados pois corremos contra equipas já com uma estrutura bem montada, planeada e desenvolvida enquanto nós ainda nos estamos a desenvolver.
Que planos e aspirações tens para o futuro da KFC Racing Team?
As aspirações são manter o crescimento que temos tido até aqui, sempre num ambiente bastante positivo dentro da equipa onde a diversão é o mais importante e continuarmos a trabalhar fortemente em equipa.
Gostava de ter pilotos a correr no que considero os 3 principais forums a nível nacional: PTSims, CPSA e R4 e também pilotos a correr nos vários simuladores que ai vêm. Para isso será necessário a equipa crescer em numero de pilotos, mas precisamos que esse crescimento seja sustentável pois não pretendo ter uma equipa muito grande onde os pilotos não se conhecem.
Desde já o meu obrigado a todos os que têm ajudado a manter e desenvolver este projeto, que não pretendo que seja meu mas nosso.
Obrigado Lima.